Projetos ativos

Projetos Desenvolvidos
2014 – 2015
A QUESTÃO AGRÁRIA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS DO CAMPO: trabalho e dinâmicas territoriais do capital sucroalcooleiro no Estado da Paraíba
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral estudar a questão agrária paraibana, a participação dos movimentos sociais do campo no processo de reforma agraria, o trabalho no campo e as dinâmicas do capital sucroalcooleiro no estado, considerando os processos que envolvem os conflitos territoriais resultantes da produção do espaço agrário nos moldes do capital. Outra questão que consideramos relevante é o processo de dissidência existentes no interior dos movimentos sociais. São movimentos que atuam no estado da Paraíba à luz da expansão do processo de territorialização do agronegócio canavieiro orientado para a produção de etanol frente às suas territorialidades socioambientais. Assim como entender o processo de expansão da produção da cana incentivado pela proposta de transposição das águas do Rio São Francisco, intencionado à ampliação das áreas canavieiras para cana-de-açúcar irrigada ao longo do Vale do Rio Mamanguape. Além de sua proposta de expansão da área cultivável, tem-se ainda a iniciativa de aumentar a produção por meio de investimentos tecnológicos, sem necessariamente ter que fazer novas aquisições de terras. O projeto visa também contribuir para a produção do conhecimento técnico e científico no interior da Geografia Agrária brasileira e fortalecer o entendimento da importância da luta pela terra e pela reforma agraria na Paraíba. Esses movimentos são responsáveis por aproximadamente 300 assentamentos de reforma agrária na Paraiba, totalizando uma área de 284,5 mil hectares, ou seja, isso implica que 14,4 mil famílias dependem diretamente da terra para viver (INCRA, 2014). Neste sentido propomos discutir também as relações inerentes ao mundo do trabalho no campo paraibano, envolvendo o paradigma do modo de vida e de produção nos assentamentos e o processo de precarização e desvalorização do trabalho no interior das usinas e destilarias produtoras de etanol, açúcar e bioenergéticos. Outra proposta que se direciona esse projeto é a formação e informação sobre a consciência de classes entre os trabalhadores sem terra, envolvidos na trama do conflito pela terra e pela água. Neste sentido percebe-se claramente que o processo de dissidência e fragmentação no interior da classe é iminente em função das divergências politico-ideológicos.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . 

Integrantes: Edvaldo Carlos de Lima - Coordenador / Thiago Leite Brandão de Queiroz - Integrante / Jordana Louise - Integrante /Renata Costa – Integrante/ Anibal Simões Filho - Integrante / Severino do Ramo Pereira de Lima - Integrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário