Membros



Pesquisador/Coordenador




                                                             

Prof. Dr. Edvaldo Carlos de Lima. Coordenador do CEAT – Centro de Estudos Agrários e do Trabalho



A Educação do/no Campo é uma proposta de ensino/aprendizagem que se confunde com os movimentos sociais do campo. Especialmente o (MST) Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Neste sentido não poderíamos desenvolver uma reflexão sobre a Educação do/no Campo, sem antes discutir e entender como o MST se coloca diante do processo de ensino/aprendizagem da Educação do Campo e nas formas de ocupação de seus territórios. O próprio movimento nos obriga a pensar uma educação para os povos do campo. Trata-se de uma proposta instigante e necessária para a educação brasileira neste início de século XXI, não somente para os povos do campo, mas também para todos os povos inseridos no sistema nacional de ensino.
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      Membros
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 Magna Jussara Rodrigues Santos - Graduação
https://lattes.cnpq.br/0866844479708279918892

Caracterização agrícola do município de Juazeirinho no contexto da agricultura familiar camponesa: uma perspectiva campo-cidade

A pesquisa sobre políticas públicas para a agricultura em assentamentos paraibanos desafios e conquistas, tem como objetivo a análise das políticas aplicadas nos assentamentos para que a partir de então possamos identificar como estás políticas estão sendo aplicadas para melhorias econômicas dos agricultores e maior incentivo para o aumento da produção além de identificar as melhorias ainda necessário para melhor desenvolvimento do trabalho e qualidade de vida dos agricultores.


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Lenira Lins da Silva - Mestrado
http://lattes.cnpq.br/3104871422903820

Território, educação do/no campo e ensino de Geografia na escola do assentamento de reforma agrária, Tiradentes/PB

O objetivo da pesquisa em desenvolvimento é compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Geografia, na perspectiva da dimensão do território e dos fundamentos da educação do/no campo, na escola do assentamento Tiradentes, Mari- PB. A Educação do/no campo é um fenômeno político e social, deste
modo, as experiências educacionais que fazem parte dessa modalidade de ensino competem a valorização das peculiaridades dos territórios campesinos. Deste modo, compreendemos que o ensino de Geografia, deve ser refletido em diálogo com os ideais defendidos pelos movimentos sociais, com a cultura e realidade vivenciada pelos sujeitos que residem nos diferentes contextos do campo, no sentido, que escola deve ser constituída como espaço de ressignificação dos saberes e fazeres discentes. Assim, a interpretação e compreensão da realidade que envolve a escola do campo e a Geografia escolar, correspondem às questões que perpassam a espacialização dos conflitos presentes nas disputas territoriais do campo por terra e educação, também existem as práticas cotidianas desses sujeitos que possuem uma identidade territorial e representações própria e que constrói diferentes territorialidades. Desse modo, discentes. Assim, a interpretação e compreensão da realidade que envolve a escola do campo e a Geografia escolar, correspondem às questões que perpassam a espacialização dos conflitos presentes nas disputas territoriais do campo por terra e educação, também existem as práticas cotidianas desses sujeitos que possuem uma identidade territorial e representações própria e que constrói diferentes territorialidades. Desse modo discentes. Assim, a interpretação e compreensão da realidade que envolve a escola do campo e a Geografia escolar, correspondem às questões que perpassam a espacialização dos conflitos presentes nas disputas territoriais do campo por terra e educação, também existem as práticas cotidianas desses sujeitos que possuem uma identidade territorial e representações própria e que constrói diferentes territorialidades. Desse modo, as práticas pedagógicas e a construção do conhecimento geográfico não podem estar desvinculadas desse contexto com particularidades próprias não podem estar desvinculadas desse contexto com particular próprias do fazer educativo.



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Sávio da Silva Aureliano - Graduação
http://lattes.cnpq.br/7257165063765954

A Luta Pela Terra e Pela Reforma Agrária no Assentamento Gangungo no Município de João Alfredo/PE

Devido às inquietações sobre a questão agrária brasileira, os movimentos sociais têm uma participação ativa na construção das lutas contra a terra e por reforma agrária. O estado da Paraíba é um campo de estudo para a consolidação dessa prerrogativa, em meio aos movimentos sociais existentes em seu território, um forte campo de luta e resistência que se permeia até o presente século XXI. É prescindível  conhecer a atuação dos movimentos sociais, procurarmos entender a conjuntura que vive, e remeter ao passado, quais uns dos movimentos mais marcantes foi às ligas camponesas, ela marcou dentro do estado da Paraíba, do Nordeste e de todo o estado brasileiro a luta por terra e pela reforma agrária.
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Marcilene Barbosa da Silva Oliveira Especialização

Educação do Campo: Agroecologia como Metodologia de Ensino nas Escolas do MST 

O Objetivo desta pesquisa é compreender a Agroecologia enquanto emergência metodológica de ensino nas escolas do campo do MST. Tendo como objeto a Educação do Campo. Este movimento da Educação do Campo tem se afirmado na sociedade brasileira por um conjunto de lutas sociais e práticas educativas em defesa de um novo paradigma de educação e de escola do campo, onde visa implementar processos de formação humana, tendo por base os processos produtivos e as formas de trabalho próprias dos povos do campo, o movimento da Educação do Campo tem buscado desenvolver práticas educativas que contribuam para ruptura com os modelos de ciência e produção de conhecimento que serviram de base para estruturar o modo de produção capitalista na agricultura.

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Jordana Louise do Nascimento - Especialização
http://lattes.cnpq.br/476567076055636

A Geografia da luta das mulheres no movimento Sem Terra; o caso do assentamento Tiradentes, Mari-PB

A pesquisa em desenvolvimento tem como objetivo, abordar a relação entre a Geografia e Gênero no contexto da luta das mulheres por terra e por emancipação política, em áreas de assentamentos do município de Mari-PB, tendo como ênfase o assentamento Tiradentes. A intenção do trabalho é construir esta rede conceitual, relacionando-a com autoras e autores que abordam a temática da discussão de gênero, luta de classes, reforma agrária. A pesquisa tem como base principal a literatura feminina, para discutir a questão de gênero. Fazendo um recorte da teoria com a pratica, buscando compreender um maior entendimento sobre a dinâmica das mulheres no desenvolvimento do assentamento Tiradentes, a luta das mulheres para romper com as correntes de uma sociedade baseada na cultura do patriarcado e machismo para se firmarem como pessoas jurídicas, e assim buscando uma emancipação.
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      Ana Maria Sarinho de Brito - Pibic/Graduação 
                            http://lattes.cnpq.br/2746646433054648

O currículo na perspectiva da Educação do Campo: Observação e análise curricular na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidadã Integral Paulo Freire-Remígio-PB.

A pesquisa em questão, relacionada a Educação do/no Campo, vem elucidar a proposta de ensino que esse modelo de educação traz, visando promover o acesso e garantia de ensino/aprendizagem a população do campo com um currículo e Projeto Político Pedagógico (PPP) totalmente articulado para atender essa realidade, e entender como ele é organizado e proposto. Nesse sentido, quando o currículo é elaborado diante das experiências concretas dos estudantes possibilita a transformação em suas realidades e observando como é, reconhecendo e valorizando as especificidades e necessidades educacionais das comunidades, e assim, buscando ao máximo suas competências nas perspectivas de dominação política dos territórios que os identificam enquanto classe social-campesinato. A educação do/e no campo é voltada para dinamizar a ligação dos seres humanos com a produção das condições de existência social, com relação a terra e o meio ambiente e possui papel fundamental diante das concepções dos movimentos sociais, como o MST que ao longo do tempo desenvolve lutas para inserir esses povos em uma sociedade de acesso igualitário para todos. Dessa forma, o principal objetivo da pesquisa é analisar a importância do currículo escolar no processo de ensino e aprendizagem propriamente ligada a realidade do estudante observando se sua vivência no âmbito escolar condiz com sua realidade e identificar como o currículo é construído para a formação destes estudantes. Portanto, essa pesquisa tem o enfoque na escola Paulo Freire, no munícipio de Remígio-PB, buscando avaliar em que contexto social do campo está inserida, bem como entender as dinâmicas e práticas escolares.

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Camila de Souza Amorim PIBIC/GRADUAÇÃO

PROPOSTAS DE GESTÃO PÚBLICA NO SETOR AGRÍCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL: MUNICÍPIO DE TENÓRIO – PB

A promoção do crescimento econômico local por meio de propostas de gestão pública no setor agrário é de extrema importância para garantir o desenvolvimento sustentável das áreas rurais e impulsionar a economia regional. A agricultura desempenha um papel fundamental em muitas regiões, oferecendo emprego e renda para a população. No entanto, para que o setor agrário atinja seu máximo potencial, é necessário um ambiente favorável, com políticas públicas adequadas e investimentos estratégicos. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo compreender os conceitos e a aplicação das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar no município de Tenório, localizado no Seridó Oriental paraibano. A metodologia adotada para o levantamento de dados é tanto qualitativa quanto quantitativa. Dessa forma, as propostas de gestão pública que serão apresentadas visam promover a agricultura familiar, aprimorar a infraestrutura rural, estimular a economia local e diversificar a produção, além de fomentar a cooperação entre os agricultores, gerar empregos e promover a sustentabilidade ambiental.



Palavras-Chave: Política Pública; Desenvolvimento Agrícola; Agricultura Familiar.
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    Juliene Fernandes de Oliveira - Mestrado                      http://lattes.cnpq.br/7508139246535406

As influências do modelo neoliberal na Geografia Escolar: uma análise a partir do livro didático no novo Ensino Médio.

Este trabalho tem como objetivo principal, analisar os impactos da política neoliberal na Geografia escolar a partir do livro didático utilizado no novo ensino médio. Tendo em vista que os livros didáticos aqui utilizados serão parte da Coleção: Trabalho, Ciência e Tecnologia e Conflitos e Desigualdades editados pela Editora Moderna Plus. De modo geral discute o espaço da sala de aulas como um espaço de transformação da escola, vinculando este com as diferencial idades interativas do mundo, incluindo o mundo do trabalho. A partir daí, podemos observar que nas últimas décadas, os processos desencadeados pelo neoliberalismo tem sido uma faceta significativa do modo capitalista de produção. Neste sentido é notória a precarização no mundo do trabalho, um forte desmonte do Estado, especificamente no que tange as questões sociais, dando maior foco nas políticas públicas que afetam diretamente a educação brasileira, tanto na sua forma, quanto em seus conteúdos na concepção do livro didático do novo ensino médio. Na perspectiva da análise curricular, é notório que este, está ligado diretamente às competências, com objetivos imbricados à transferência de técnicas do mundo do trabalho para o cotidiano escolar.

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     Suene Andrade de Santana- Graduação
FORMAÇÃO DOCENTE NA ESCOLA DO CAMPO: UMA ANÁLISE DA GEOGRAFIA QUE SE ENSINA NA ESCOLA DO CAMPO  EMJIS JOÃO IZIDRO DOS SANTOS NO MUNICÍPIO DE AREIAL – PB.

O presente trabalho tem como objetivo central realizar um estudo abrangente e aprofundado sobre o ensino de Geografia na instituição EMJIS João Izidro dos Santos, com um enfoque particular na relação entre o conceito de educação do campo e o conteúdo geográfico apresentado em sala de aula. Nesse contexto, faz-se necessário estabelecer um diálogo entre o conceito de educação do campo, entendida como um processo pedagógico que considera as particularidades, vivências e demandas das populações rurais, e o ensino de Geografia, que muitas vezes se baseia em modelos curriculares e abordagens pedagógicas que podem distanciar-se das realidades e experiências das comunidades rurais. A relação entre o campo como modo de produção e de vida e a forma como a Geografia é transmitida ganha relevância significativa, uma vez que as representações geográficas podem influenciar a percepção dos estudantes sobre seu próprio contexto e sobre as questões globais. Além disso, é crucial discernir entre os conceitos de educação do campo e educação rural, compreendendo suas diferenças e abordagens. Enquanto a educação do campo se fundamenta na consideração das especificidades culturais, sociais e econômicas das populações que habitam essas áreas, a educação rural pode abranger um escopo mais amplo, muitas vezes englobando elementos urbanos e rurais de maneira interligada. Este estudo também pretende investigar as perspectivas dos professores de Geografia, explorando suas opiniões, desafios e práticas pedagógicas no que diz respeito à educação do campo e à relação com o ensino geográfico. Ademais, serão analisadas as características das escolas que ministram a disciplina de Geografia, observando como essas instituições se adaptam às demandas e necessidades dos estudantes oriundos de áreas rurais. Ao longo deste trabalho, serão abordados diversos pontos de análise, buscando compreender a interseção entre o conceito de educação do campo e o ensino de Geografia, bem como os impactos dessa interação na formação dos estudantes e na construção de uma sociedade mais informada, crítica e comprometida com as questões socioambientais. A relevância deste estudo reside na possibilidade de aprimorar as estratégias de ensino de Geografia, tornando-as mais alinhadas com as realidades do campo e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e participativos.

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David Caio Alves Nascimento - Graduação

http://lattes.cnpq.br/1663331780420796


A perspectiva econômica dos gasodutos na cidade de Campina Grande e os impactos positivos e negativos no espaço


Os impactos econômicos são amplamente estudados sobre os combustíveis fosseis e podemos perceber na cidade, por questões aspectos geológicos não permitem a cidade de Campina Grande ter reservas de petróleo e gás. O objetivo da pesquisa é analisar quais foram os devidos impactos econômicos desde a implantação dos gasodutos através da sociedade de economia mista “PB Gás” no comercio que utiliza para os mais diversos fins, industriais para geração de energia através das termoelétricas e o GNV (Gás Natural Veicular).

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Anne Beatriz Duarte Andrade - Graduação

http://lattes.cnpq.br/8799278627505762


A indústria sucroalcoolera como herança colonial no litoral paraibano e seus impactos


O cultivo da cana de açúcar é uma herança histórica que vem desde os tempos coloniais, o litoral nordestino tem sido ao longo dos anos um dos maiores produtores da cana. A indústria sucroalcoolera cada vez mais se apropria das terras e da exploração da mão de obra dos trabalhadores das usinas e canaviais. O principal objetivo da pesquisa é analisar as questões do trabalho na indústria sucroalcoolera e realizar um levantamento de dados sobre os impactos socioambientais que a cana e a produção do etanol têm no litoral Paraibano.

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Renata da Costa Barros- Mestre



QUESTÃO AGRÁRIA EM TEMPOS DE GOLPE:

A Territorialização da Luta Camponesa no Assentamento Florestan Fernandes – Pilões/PB.



O presente estudo de dissertação aborda a problemática da territorialização da luta pela terra no Assentamento Florestan Fernandes, localizado na microrregião do Brejo Paraibano, especificamente no município de Pilões. Trata-se de uma área marcada por distintos processos territoriais, onde por muito tempo predominou a monocultura canavieira, dando espaço, posteriormente, aos assentamentos de reforma agrária. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de territorialização da luta pela terra no assentamento Florestan Fernandes no recorte temporal de 2005 a 2020, como parte de uma política de reforma agrária inacabada, historicamente constituída pela organização dos movimentos sociais no campo e fortemente ameaçada em tempos de desmonte da democracia. Para tanto, se faz mister adentrar os caminhos do Golpe de 2016, processo que marca a história política brasileira e o futuro das políticas sociais para o campo e para o campesinato. Vale salientar ainda, os conceitos de território e territorialização como norteadores nesta pesquisa, uma vez que são considerados cruciais no processo de análise e compreensão das lutas pela e na terra nos assentamentos de reforma agrária. Os procedimentos metodológicos da pesquisa estão firmados nas experiências empíricas junto aos trabalhadores do Assentamento Florestan Fernandes, considerados sujeitos sociais do estudo, bem como nas práticas de pesquisas bibliográficas que dão base à fundamentação teórica da dissertação. Frente aos limites da reforma agrária no Brasil e aos desmontes contínuos que impactam diretamente o campesinato assentado, considera-se importante compreender os atuais processos de territorialização e as problemáticas enfrentadas no assentamento em questão. As constatações alcançadas com a pesquisa apontam que as famílias do Assentamento Florestan Fernandes perpassam distintas dificuldades desde a falta de acesso a recursos básicos como água, saúde e educação, à problemática da assistência técnica para os processos de produção e comercialização. A partir dos questionários e entrevistas realizadas com os assentados, entende-se que as ações desencadeadas pelo crítico processo político de 2016, ocasionaram intensos rebatimentos na política de reforma agrária comprometendo diretamente a territorialização do campesinato no Assentamento Florestan Fernandes.


















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