Apresentação


 
O Centro de Estudos Agrários e do Trabalho é um grupo de Estudos e de Pesquisas que envolve as várias dimensões da questão agrária brasileira e seus diversos paradigmas, abrangendo as seguinte áreas de pesquisas: Políticas públicas e movimentos sociais no campo, Análise Ambiental, Direito e Educação, Geografia Agrária e Mundo do Trabalho no Campo. A repercussão dos estudos desenvolvidos pelo CEAT, é relevante no aspecto da crítica sobre a ausência de Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial local, regional e nacional. Principalmente na falta de incentivo técnico-financeiro para a constituição de novos assentamentos de Reforma Agraria Estrutural e recuperação dos já existentes.
Outra problemática de grande repercussão dos nossos estudos em grupo, são os trabalhos  desenvolvidos diante dos impactos negativos no meio ambiente e no mundo do trabalho, empregados pelas Usinas e Destilarias, defensoras do Agronegócio da cana na Região e a subsunção do Campesinato ao capital sucroalcooleiro. Isso abre várias possibilidades de inserção de uma Política Pública de Reforma Agrária Estrutural nas agendas governamentais: locais, estaduais e federais.
Em relação aos movimentos sociais do campo, buscamos permanentemente aproximar nossas parcerias por meio de seminários, encontros, trabalhos de campo nas regiões de Assentamentos e Acampamentos de Reforma Agrária, participações conjuntas em eventos organizados pela Universidade Estadual da Paraíba e pelos próprios movimentos
Os estudos específicos sobre o mundo do trabalho no campo, discutem as seguintes  precarizações: insalubridade nos ambientes de trabalho, desvalorização, informalidade, trabalho análogo à escravidão e assalariamento.

Coordenador: Prof. Dr. Edvaldo Carlos de Lima


_______________________________________________________________

Os encontros e reuniões do centro de estudos agrários e do trabalho - CEAT, ocorrem todas as terças-feiras das 14 as 17 horas, na sala 257-B no prédio da central acadêmica Paulo Freire, Campus I - Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário